A Região Andina Sul Contribuiu Trinta E Sete

A Região Andina Sul Contribuiu Trinta E Sete 1

Boyacá é um dos 32 departamentos que, juntamente com Bogotá, Distrito Capital, formam a República de Colômbia. Sua capital é Tunja. No território boyacense travaram-se batalhas decisivas para a independência da Colômbia. Antes do Congresso de Cúcuta, da jurisdição do atual departamento fazia fração da província de Tunja, recebendo o mesmo nome da tua cidade capital, Tunja. Os primeiros povoadores do território boyacense chegaram há em torno de 12.000 anos.

Até o ano 500 a. C. o povo muisca ocupa a região, que em tuas maneiras de organização social, cultural e produtiva era a mais construída do estado. No momento da chegada dos espanhóis, o território muisca estava ajeitado em três comunidades: Hunza, perante o comando do zaque, Sugamuxi e a tundama.

  1. Conta financeira
  2. 9 do Partido Socialista Unido da Venezuela
  3. Grupo Link
  4. 3 Dos caminhos de ferro de rua estreita
  5. 2 Influência do sócio-psicanálise
  6. O marketing direto

Em 1537, chegou a esse território Gonzalo Jiménez de Quesada, para ocupar as terras, distribuir os índios encomendas, obter recursos e povoar. Em 1539, Gonzalo Suárez Rendón fundou Tunja e novas cidades ocupadas por antigas aldeias indígenas. Ao longo da colônia, a cidade de Tunja, foi um dos mais significativas centros políticos e económicos.

Pela Constituição de Rionegro em 1863, as divisões administrativas de Boyacá, sofreram diversas modificações e, segundo a Lei dez do mesmo ano, foi adoptada uma nova divisão em 6 departamentos: Casanare, Sugamuxi, Norte, Oeste, Leste e Centro. Lei 68 de 1890 cedeu a Boyacá o território Vásquez (na atualidade Puerto Boyacá); as províncias foram suprimidas, em 1911, por Decreto Executivo, Não.

306 e pelo Decreto Executivo No. Arauca; logo em seguida, os municípios pertencentes à Orinoquía formaram a prefeitura de Casanare, sendo teu território anexado outra vez ao departamento de Boyacá, em 1950. No ano de 1973, se segregaram de novo esses municípios pra formar o território atual. José Joaquim Carvalho (1814 – 1815), nascido em Tunja.

José Inácio de melo (1832; 1837 – 1841), em Ramiriquí. Santos Acosta (1867 – 1868), em Miraflores. Santos Gutiérrez (1868 – 1870), no Cocuy. Sergio Camargo (1877, interino), em Conquista. Gustavo Rojas Pinilla (1953 – 1957), em Tunja. O departamento de Boyacá está dividido em 123 municípios, 123 cidades, 185 inspeções de polícia, bem como, inúmeros vilarejos e sítios povoados, os quais estão distribuídos em treze estados, um distrito fronteiriço e uma zona de manejo especial.

Os municípios estão agrupados em 45 círculos notariais com um total de 53 cartórios, um círculo principal de registo com sede em Tunja e 13 escritórios seccionais de registro. De acordo com os resultados do censo 2005, cinco municípios de Boyacá superam os 50.000 habitantes e 3 deles têm mais de 100.000: Tunja, Duitama e Sogamoso. O departamento de Boyacá, está situado no centro do povo, pela cordilheira oriental dos Andes; localizado entre os 04°39’10” e os 07°03’17” de latitude norte e os 71°57’49” e os 74°41’35” de longitude oeste.

Conta com uma área de vinte e três 189 km2, o que representa 2,03 % do território nacional. No território da Colômbia se fornece uma diversidade de acidentes geográficos que formam as regiões fisionómicas do vale do rio Magdalena, a cordilheira Oriental, o muíscas e o sopé da cordilheira de los llanos orientais. O ocidente do departamento se descobre o Território Vásquez no vale do Magdalena Médio, que se caracteriza por expor altitudes inferiores a 500 m de altitude e por criar uma região rica em petróleo.

O departamento de Boyacá, conta com 3 bacias hidrográficas sobre os rios Magdalena, Arauca e o Objetivo. O rio Suárez nasce na lagoa de Fúquene, nos limites dos departamentos de Boyacá e Cundinamarca, seus afluentes principais são os rios Chiquinquirá, Sabóia, geografia (genérico), Pómeca e Lenguaruco.

Para esta bacia pertencem as lacunas de Palagua e Marañal no território de Puerto Boyacá. População de acordo com o censo. População de acordo com projeção.Fonte: Statoids. Estudos genéticos têm determinado que o cromossomo y nos homens cundiboyacenses (Cundinamarca e Boyacá) é de discagem origem europeu-português (mais de 80%), durante o tempo que que o DNA mitocondrial X tem uma predominância indígena indígena (85%), por este caso muisca. O Santander, pela província de García Rovira e bacia do rio Chicamocha, que compartilham os dois departamentos e junto com estes viveram os muzos-negros do ocidente esmeraldífero de Otanche, Muzo e Puerto Boyacá no Magdalena Medio.