Anexo:Cronologia Da União Europeia
Este artigo é a respeito da história das comunidades que foram evoluindo até se tornar a atual União Europeia (UE). A história sobre a política interna e os outros eventos acontecidos em cada estado-afiliado se desenvolvem nos postagens referentes a cada estado.
Legenda: Factos relativos ao alargamento da UE. Eventos econômicos. Novos tratados e pactos. Acontecimentos de credibilidade destacada. 9 de maio: “Declaração Schuman”. A começar por um discurso inspirado por Jean Monnet, Robert Schuman, propôs em Paris, a integração das indústrias do carvão e do aço da Europa Ocidental.
Três de junho: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos subscrevem a Declaração de Schuman. 26-vinte e oito de agosto: assembleia do Conselho da Europa aprova o “Plano Schuman”. 19 de setembro: cria a União Europeia de Pagamentos. 4 de novembro: São assinados em Roma as Convenções de direitos humanos e direitos fundamentais.
Dezoito de abril: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos (“Os 6”), assinam o Tratado de Paris que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). 27 de maio: Os seis assinam em Paris o Tratado que instaura a Comunidade Europeia de Defesa (CED).
- Um Praia de Los Alamos
- cinco São Miguel
- três Santa Catarina Mártir
- 91 Formato bilhetes de livros
- Livro A Caminho. Uma história em ritmo de música bacalhau, por David Sáenz
23 de julho: Entra em atividade o Tratado CECA. Nomeia Monnet Presidente da Alta Autoridade e Paul-Henri Spaak da Assembleia Comum. Um de janeiro: Entra em validade a imposição CECA (o primeiro imposto europeu). 10 de fevereiro: instaura-Se o mercado comum do carvão e do minério de ferro.
Os 6 suprimidos os direitos aduaneiros e das restrições quantitativas sobre estas matérias. 11 de maio: Alcide de Gasperi, é eleito Presidente da Assembleia Parlamentar Europeia. 30 de agosto: A Assembleia Nacional francesa rejeita o Tratado que estabelece a Comunidade Europeia de Defesa. 23 de outubro: O acordo de Paris, que estipula o final do regime de ocupação a respeito da Alemanha ocidental e com apoio pela proposta francesa define o Sarre como território europeu, por intervenção de um estatuto.
Nasce da União Europeia Ocidental (UEO). 10 de novembro: Monnet demite-se após o fracasso da CED. 21 de dezembro: O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias dita a tua primeira sentença. Um de junho: René Mayer é eleito Presidente da Alta Autoridade da CECA.