Mais Da Metade

Mais Da Metade 1

Manifestação pela Colômbia pra requerer pesquisa de desaparecidos. Infelizmente estamos muito acostumadas a visualizar os processos de construção de paz em que as mulheres estão praticamente ausentes. Como é possível elaborar uma paz prolongada, deixando sem voz a mais da metade da população? Trata-Se da primeira vez que em um procedimento de paz se faz o esforço para ver de perto os impactos diferenciados entre homens e mulheres.

O resultado para vários ativistas dos direitos das mulheres tem sido um modelo para cada processo de construção de paz e um marco para o feminismo latino-americano. Trocar o machismo, profundamente enraizada pela população colombiana e estrelado por um combate armado que imediatamente dura mais de cinquenta anos, não é tarefa fácil. As instituições da população civil que lutam pelos direitos das mulheres têm claro que ainda há muito caminho por percorrer após a assinatura do Acordo de Paz, todavia a respeito do papel neste momento houve transformações respeitáveis.

‘O prejuízo que sofre a tua alma nunca desaparece’ conta a jornalista e sobrevivente de violência sexual na Colômbia, Jineth Bedoya, que tem lutado nos últimos anos, pra conseguir que a agressão sexual durante o combate armado não podes permanecer impune. O Acordo de Paz bem como anuncia medidas para descomplicar a participação política das mulheres e a comunidade LGBTI em diferentes espaços de representação e de tomada de decisões que serão criados para a implementação do Acordo. Todavia ainda resta muito por concretizar e não é mencionado de forma explícita a paridade, trata-se de um primeiro passo muito sério.

  1. Mensagens: 226
  2. Software funcionando sobre o assunto documentação extensiva
  3. Engenheiros de suporte de TI
  4. Que se lembre ou adquirir a marca/item

As elites políticas associadas à categoria sacerdotal foram desobrigadas de seu cargo dos grupos de guerreiros. O tempo pós-clássico é dividido em duas partes. A primeira é o período pós-clássico cedo, que abrange os séculos X e XIII, e é caracterizdo na hegemonia tolteca de Considera-Xicocotitlan (Tula). Foram numerosas as alterações culturais que ocorreram por esse tempo.

Um deles foi a generalização da metalurgia, que foi importada para a américa do Sul, e cujos vestígios mais antigos vêm, como os da cerâmica, do Ocidente. O entendimento dos metais por cota dos povos mesoamericanos não alcançou um grande desenvolvimento. Mais bem, o seu exercício foi muito limitado (novas poucas machados de cobre, agulhas, e sobre isso todo adornos corporais).

As técnicas mais refinadas de metalurgia mesoamericana foram montadas pelos mixtecas, que produziram artigos suntuarios primorosamente trabalhados. Bem como a arquitetura viu memoráveis avanços. O sistema político enfrentou bem como mudanças essenciais. Ao longo do tempo pós-clássico cedo, as elites políticas com vocação guerreira se legitimaban por intermédio de sua adesão a um complexo de crenças religiosas que López Austin chama de “zuyuanidad”.

de Acordo com isso, as classes dirigentes se proclamavam a si mesmas descendentes da Serpente Emplumada, uma das potências criadoras e herói cultural na mitologia mesoamericana. Além do mais, declaravam-se herdeiras de uma cidade não menos mítica, chamada de Tollan em nahua, e Zuyuá de maya (de onde toma o nome, o complexo relatado por López Austin).

Muitas das capitais interessantes do período se identificavam com este topónimo (como Considera-Xicocotitlan, Considera Chollollan, Considera Teotihuacan). Apesar de que por longo tempo, identificou-se a cidade pré-hispânica e do mito, com a Tula do méxico, Enrique Florescano e López Austin dizem que não há causa para isso. O primeiro diz que a cidade pré-hispânica e mítica é Teotihuacan, e o segundo argumenta que Considera faz quota do imaginário religioso dos mesoamericanos.

contudo, a queda de Considera-Xicocotitlan colocou em xeque o sistema zuyuano, que finalmente culminou com a dissolução da Liga de chichén itzá, o Estado pré-hispânico e o abandono de Tula. Mesoamérica ganhou outras migrações do norte e, apesar de os grupos recém-chegados eram aparentados com os antigos toltecas, eles tinham uma ideologia inteiramente desigual. Os últimos a entrar foram os astecas, que se estabeleceram em uma ilha do lago de Texcoco sob o domínio dos tecpanecas de Azcapotzalco.

Este grupo teria de subjugar nas décadas seguintes uma boa quota da Mesoamérica, formando um Estado unitário e centralizado, que só teve como inimigo a tarasca de Michoacán. Nunca cerca puderam vencer os outros, e parece que houve uma espécie de pacto de não-agressão entre ambos os povos. À chegada dos espanhóis, diversos povos submetidos aos astecas agora não queriam prosseguir ante teu domínio.